
Criado em 2005 pela Prefeitura de Belo Horizonte, o BH Digital é um trabalho inspirado no programa de inclusão digital do Governo Federal. Trata-se de uma iniciativa inédita no País.
O BH Digital tem como objetivo a implantação de espaços públicos e gratuitos para assegurar a inclusão digital dos cidadãos de Belo Horizonte. Nele, a tecnologia digital é utilizada intensamente para ampliar a cidadania, garantindo a inserção de comunidades no mundo digital, contribuindo, assim, para o fortalecimento e desenvolvimento social.
Para isso, a Empresa de Informática e Informação do Município (Prodabel) identifica os possíveis locais de instalação dos pontos de inclusão digital, capacita de menores aprendizes e promove parcerias com a sociedade civil, ONG's, universidades, empresas privadas, governos municipal, estadual e federal e com organismos internacionais.
Tipos de programas BH Digital desenvolvem:
1- Telecentros e Postos de Internet Municipal (PIM´s)
São espaços gratuitos com 10 a 20 comutadores conectados a internet banda larga. Neles são oferecidos cursos básicos de informática e oficinas especias.
Os PIM's possuem três a quatro maquinas disponíveis em órgãos públicos, como bibliotecas e Núcleos Base da Prefeitura para acessar e-mail e outros.
2- Unidade Móvel de Inclusão Digital
A Unidade Móvel foi criada em 2004 e tem duas salas de informática conectadas a internet e são oferecidos cursos básicos de informática gratuitamente que final recebem um certificado.
3- CRC - Centro de Recondicionamento de Computadores
No CRC e um dos quarto Projeto do País a fazer o recondicionamento de computadores e doarem para para Centros Comunitário
4- Cursos de Formação
O BH Digital oferecem vários curso de formação de Jovens, entre eles o Jovem Aprendiz que são formados para atuar em escolas.
5- Conecta BH
Criada em 2007, a Web TV da prefeitura tem o objetivo em divulgar as ações da gestão Municipal. São divulgadas matérias da áreas de saúde, educação e tecnologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário